sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Evelyn Grace Academy, Londres, Inglaterra



A escola Evelyn Grace Academy é o primeiro projeto da arquiteta iraquiana Zaha Hadid concluído na Inglaterra

Separação horizontal, concreto aparente e terraços sobrepostos dão identidade a escola

Primeiro projeto da arquiteta iraquiana Zaha Hadid concluído na Inglaterra, a escola de ensino fundamental e médio Evelyn Grace Academy abriu suas portas em outubro de 2010, no subúrbio de Brixton, sul de Londres, com o objetivo de fomentar a revitalização urbanística da região e a inserção social dos jovens da comunidade local, formada por imigrantes de ex-colônias da África e Caribe.

"Além de estar entre os primeiros exemplos de arquitetura que experimentamos em nossas vidas, a escola tem um impacto profundo nas crianças à medida que elas crescem", acredita Zaha. “Por isso, é muito significativo que nosso primeiro projeto em Londres seja a Evelyn Grace Academy”, acrescenta a arquiteta.

Ela foi contratada pela instituição privada responsável por sua construção e administração, a ARK Schools. O projeto, no entanto, teve supervisão do Department for Children, Schools and Families (DCSF), órgão do governo britânico que regula o ensino no país e financia as atividades das escolas com gestão terceirizada espalhadas pelo Reino Unido.

A um custo total de de 36.5 milhões de libras, a construção vence os desníveis do terreno de 14 mil metros quadrados com terraços e pátios externos que se sobrepõem e criam espaços com diferentes vocações de lazer e esportes. “A escola insere-se de maneira aberta, transparente e acolhedora na comunidade ao longo deste processo de regeneração urbana”, opina Zaha.

A fim de realizar o projeto da arquiteta, porém, os engenheiros encontraram diversos desafios com relação à estrutura e tiveram de optar pelo concreto armado. Apesar de combinar com o concreto aparente das fachadas, a solução depende do uso de um sistema de auto-resfriamento, durante o verão, que reduz a dilatação causada pela amplitude térmica.

As áreas esportivas podem ser utilizadas pelos moradores durante o fim de semana

O projeto previlegia as curvas de concreto aparente

Os epaços de uso coletivo são compartilhados pelos alunos das quatro instituições de ensino


Os alunos de ensino médio e fundamental acessam suas unidades por entradas independentes


Todas as escolas contam com terraços próprios

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